11 de setembro de 2018

A importância da Leitura

A leitura, além do conhecimento, tem impacto direto na imaginação. Frutos esses que nos condicionam a realizar com mais sabedoria muitas atividades do dia a dia, tornando mais fácil a compreensão e aumento dos horizontes cognitivos.

Abaixo listamos três pilares da importância da leitura:

1. Fundamental para se relacionar na sociedade atual. Há muitos adultos que não conseguem ler bem o suficiente para entender as instruções de um frasco de remédio. Esse é um pensamento assustador – especialmente para seus filhos.

2. Habilidade vital para encontrar um bom emprego. Muitos empregos bem remunerados exigem leitura como parte do desempenho no trabalho. Existem relatórios e notas que devem ser lidos e respondidos. Maus habilidades de leitura aumentam o tempo necessário para absorver e reagir no local de trabalho. Uma pessoa é limitada no que pode realizar sem boa capacidade de leitura e compreensão.

3. Importante porque desenvolve a mente. A mente é um músculo. Precisa de exercício. Entender a palavra escrita é uma maneira de a mente crescer em sua capacidade. Ensinar as crianças a ler ajuda-as a desenvolver as suas competências linguísticas. Também ajuda a aprender a ouvir. Todo mundo quer falar, mas poucos realmente querem fazer aquilo que está sendo proposto.

Escolha um tema que lhe agrade
Procure por livros que sejam compatíveis com suas preferências. Não leia algo só porque é considerado um clássico, porque está na moda ou porque as pessoas disseram que é bom. Encontre obras que preencham seus pensamentos de alguma forma. Gosto é particular e todos devem respeitar, inclusive você mesmo. Por isso, o autoconhecimento é tão importante!

Tenha um horário
Tenha ao menos 30 minutos do seu dia para se desconectar de tudo, pegar um bom livro e absorver novos conhecimentos. Esse tempo não precisa ser necessariamente em casa. Pode ser em qualquer lugar. O importante é que esse momento de pausa para a leitura sempre no mesmo horário passará a fazer parte de seu cotidiano e se tornará um ato praticamente inconsciente.

Aproveite os momentos de ócio
Faça do livro seu companheiro para todas as horas. A fila do banco, a sala de espera para uma consulta ou o caminho para o trabalho são excelentes oportunidades de ócio produtivo. A dica é carregar o livro que está lendo no momento por todos os lugares que for, aproveitando os minutos “de bobeira” para atualizar a leitura.

Faça anotações
Faça um relatório de todas as leituras realizadas. Pode ser em um caderno, no computador ou em um aplicativo do celular. Esse estudo pode ajudar você a visualizar de maneira mais concreta sua evolução a respeito do seu hábito literário. Se você atingiu todas as metas já é hora de aumentá-las para o próximo período. E se não conseguiu, verifique quais podem ter sido os motivos que não deixaram que isso acontecesse.