Pós-graduação
Com uma infinidade de produções escritas que apontam encaminhamentos teóricos e práticas sobre a alfabetização, observam-se ainda muitos rumores em relação às dificuldades das escolas na condução do processo de apropriação da leitura e da escrita pelos educandos. Um número cada vez maior de educadores apresenta questionamentos em relação à compreensão do sistema de representação da escrita pelas crianças, em espaços de experiências significativas de leitura e de escrita. As principais dúvidas são aquelas que transitam entre ações para compreender a organização do sistema alfabético e as ações que possibilitam ao educando atribuir sentido à escrita em situações reais contextualizadas e inseridas em projetos com uma finalidade explícita. A FAEP/INEQ procurou organizar um curso de especialização que trouxesse reflexões teóricas e práticas e possibilitasse experiências reais de alfabetização, por meio de interlocução com a trajetória de uma classe de primeiro ano do ensino fundamental, que caminha como o equilibrista em direção à compreensão e a produção de cultura escrita.
-
Público Alvo Este curso destina-se aos graduados, especialmente aos licenciados que têm interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre Alfabetização e Letramento.
-
Matriz Curricular - Significados e o mundo da leitura e da escrita
- A construção da escrita pela criança/adulto: o olhar do educando sobre o objeto sociocultural.
- Práticas de leitura e escrita na alfabetização: aspectos discursivos e linguísticos.
- Projetos Interdisciplinares envolvendo a linguagem verbal oral e escrita
- Planejamento e Avaliação: acompanhamento das aprendizagens nos projetos interdisciplinares de leitura e de escrita.