fbpx

Cursos e Extensões - Extensões

INEQ

Extensões

  • Artes Visuais e Música - 45h

    Objetivo:

    Compreender as Artes Visuais e a Música como formas de expressar sentimentos, ideias, anunciar e denunciar as questões da realidade, bem como interpretar as leituras feitas por diferentes sujeitos envolvidos com produções artísticas.

     

    Programa do curso:

    • A trajetória das artes visuais e da música e o contexto histórico, cultural, social e político: entrelaçamentos;
    • Leitura, contextualização e interpretação de obras de arte visual e música;
    • O trabalho pedagógico com a arte visual a e música na educação básica: apreciar, contextualizar e produzir.

  • Jogos, Brinquedos e Brincadeiras - 45h

    Objetivo:

    Refletir sobre a ludicidade como dimensão humana, compreendendo a necessidade e importância da integração de jogos, brinquedos e brincadeiras nas práticas educativas.

     

    Programa do Curso:

    • Lúdico e as dimensões humanas;
    • Os jogos no cotidiano humano e as repercussões nas instituições educativas;
    • Brincar como atividade predominante na Educação Infantil: brinquedos, brincadeiras e aprendizagens;
    • Jogos, brinquedos e brincadeiras no Ensino Fundamental: relação entre teoria e práticas.

  • Desenvolvimento Infantil: um olhar sobre os aspectos biológicos - 45h

    Objetivos:

    • Compreender as principais características do desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida;-
    • Refletir sobre a importância da higiene física, mental e do meio ambiente que a criança brinca.
    • Compreender a importância da relação materna no desenvolvimento da criança.

     

    Programa do curso:

    • O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida;
    • A influência da relação materno-infantil sobre a alimentação
    • A importância da higiene
    • Temáticas e ações sobre saúde

  • Aspectos práticos e metodológicos da Língua Portuguesa - 45h

    Objetivos:

    • Apresentar a língua portuguesa como um conteúdo de ensino que contribui para inserção do aluno com a qualidade de vida, numa sociedade, cujos bens culturais trazem na escrita sua marca registrada;
    • Ampliar a competência comunicativa, das mais variadas atividades com a língua.

     

    Programa do Curso:

    • O processo de apropriação do processo linguístico;
    • Concepções de linguagem e tipos de ensino de língua
    • A contribuição das ciências na linguagem
    • O ensino de língua portuguesa

  • Currículo e diversidade cultural: Desafios e Possibilidades - 45h

    Objetivos:

    Caracterizar os principais aspectos do currículo escolar inclusivo e propiciar flexibilizações e adaptações necessárias para garantir uma educação inclusiva de qualidade, tendo o estudante como base na construção do currículo.

    Programa do curso:

    • Currículo escolar inclusivo
    • Ensino e aprendizagem na educação inclusiva
    • Adaptações curriculares para estudantes com deficiência
    • Adaptações curriculares para estudantes com transtornos específicos de aprendizagem
  • Tecnologia e Inovação em Educação - 45h

    Objetivos:

    • Compreender os conceitos de tecnologia e educação;
    • Conhecer os recursos tecnológicos utilizados na educação;
    • Estabelecer critérios básicos para o uso das Novas Tecnologias como ferramentas de  apoio à educação.

     

    Programa do Curso:

    • Conceitualização de Tecnologia e Educação;
    • Correntes pedagógicas e o uso das tecnologias;
    • Tipos de tecnologia pedagógicas;
    • Contexto e evolução histórica do uso das tecnologias aplicadas a educação.
  • Introdução à Psicopedagogia - 100h

    Objetivo:

    Compreender os fatores históricos, culturais, sociais e políticos que contribuíram para a constituição da Psicopedagogia, bem como as questões epistemológicas envolvidas na construção do seu objeto de estudo.

     

    Programa do Curso:

    • História da Psicopedagogia: construção de seus fundamentos teóricos e práticos;
    • Psicopedagogia Clínica e Institucional;
    • Organização do trabalho nas Instituições educativas: relação do psicopedagogo nas escolas;
    • Organização do trabalho do psicopedagogo no atendimento individualizado e em pequenos grupos: olhar atento e ações planejadas e contextualizadas;
    • Avaliação e o trabalho do Psicopedagogo.

  • Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional - 100h

    Objetivo:

    Construir um referencial teórico – prático para o trabalho psicopedagógico institucional.

     

    Programa do Curso:

    • O papel do psicopedagogo em diferentes instituições (escolas, empresas, saúde);
    • Análise, planejamento e intervenção nas instituições educativas;
    • Intervenção psicopedagógica e o processo grupal;
    • O psicopedagogo nas instituições educativas: interlocução com docentes, professores e funcionários;
    • O trabalho com as famílias na intervenção psicopedagógica;
    • O trabalho com as famílias na intervenção psicopedagógica;
    • Avaliação e intervenção psicopedagógica institucional.

     

  • Desenvolvimento do pensamento Matemático - 100h

    Objetivos:

    • Desenvolver a construção do pensamento infantil
    • Apresentar situações-problema e materiais que estejam relacionados a vida cotidiana das crianças;
    • Compreender o letramento matemático, levando em conta o papel de todas as habilidades voltadas para a quantificação, ordenação, compreensão e a leitura de gráficos e tabelas.

    Programa do curso:

    • Aprendizagem de conceitos matemático na infância
    •  Letramento matemático
    •  A linguagem matemática
    •  Desenvolvimento lógico-matemático
    •  Jogos e brincadeiras no ensino de matemática.

  • Ensino de Ciências : Teoria e prática - 100h

    Objetivos:

    • Refletir sobre a prática educativa do ensino de Ciências;
    • Viabilizar meios para que professor possa ter acesso a produção científica contemporânea integrada ao trabalho no espaço educacional;

    Programa do curso:

    • O conhecimento científico
    • Estratégias para o ensino de ciências naturais
    • Investigação no ensino de ciências
    • Ciências: características, classificação e métodos.

     

  • Interação e aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem -100h

    Objetivo:

    • Desenvolver os principais conceitos teóricos, das perspectivas do mercado educacional e de um repertório de estratégias e técnicas que prepararão o futuro profissional para atuar na modalidade de educação a distância.

    Programa do curso:

    • O Advento das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação a Distância.
    • A Formação dos Profissionais para a Prática da Educação a Distância
    • A participação dos estudantes na EAD
    • Metodologias da EAD apoiada nas TIC para o efetivo Ensino/Aprendizagem
  • Concepções de Letramento em Libras - 100h

    Objetivos:

    • Refletir sobre os aspectos da língua de sinais e sua importância histórica e cultural e propiciar o desenvolvimento de  fenômenos linguísticos específicos das línguas de sinais.

    Programa do curso:

    • Conhecendo uma língua.
    • O status de língua da Libras.
    • Particularidades das línguas de sinais.
    • Estimulação essencial e inclusão.
    • Deficiência visual: formas de leitura.

Cursos Relacionados

Cursos que possam te interessar