Qualificação Profissional

INEQ

Sobre o INEQ

11 anos

O Instituto de Educação e Qualificação Profissional é uma instituição comprometida com a educação integral que realiza diferentes formações destinadas aos trabalhadores da educação, incluindo os professores ou atores da ação educativa em diferentes áreas nas escolas públicas e privadas, nas instituições de educação infantil, nas secretarias da educação, nas faculdades e universidades, bem como aqueles que atuam na educação não – formal ou informal.

As formações oferecidas pelo INEQ são organizadas em diferentes formatos para atender as necessidades dos profissionais interessados e para concretizar uma educação de qualidade social. Neste sentido, proporciona: cursos de pós – graduação latu – sensu, cursos de atualização, seminários e encontros entre educadores e especialistas em diferentes áreas educacionais e formação continuada “in loco” para professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

Nos últimos anos, o INEQ tem conquistado um público diversificado envolvido em outras áreas que exigem formação educacional, porém, com sujeitos que não atuam diretamente em escolas. São profissionais da Saúde, das áreas tecnológicas e do setor corporativo.


Trajetória do Compromisso do INEQ com a educação

Fundado em 2007...

Fundado em 2007, pelos professores Claudinei Aparecido da Costa e Clemente Ramos dos Santos, o INEQ completou 10 anos em 2017. Neste período, alcançou sonhos e ideais traçados desde o início de sua história, em um processo contínuo de propostas inovadoras e aprofundamento teórico – prático que possibilitaram a construção de uma identidade educacional fortalecida.

A construção desta identidade deve-se ao trabalho conjunto de todos os funcionários do INEQ que atuam em uma perspectiva educacional sólida, coordenados por seus fundadores que explicitam um compromisso com a educação ao longo de sua trajetória: ambos foram docentes da rede municipal e estadual na Educação Básica e atuam como professores universitários, desenvolvendo estudos e pesquisas aprofundados na área da educação matemática. Este perfil voltado para a investigação acadêmica possibilitou a formação de um verdadeiro coletivo de trabalhadores atuantes de forma direta ou indireta nos cursos e que se apropriaram de práticas reflexivas, problematizadoras e planejadas com a intenção de realizar mudanças significativas no universo educacional.

Neste caminhar compartilhado, destacam-se ações diversas que explicitam a abrangência temática e teórico – metodológica de seus cursos, cujo tema central está na reflexão –ação diante da realidade contemporânea, percorrendo caminhos do processo educacional e da gestão democrática. Inúmeras ações educativas e cursos oferecidos pelo INEQ tornam transparente a filosofia educacional defendida pelos fundadores e trabalhadores do Instituto: seminários envolvendo os “Desafios da contemporaneidade para a Educação” e “ Diversidade e Currículo nas Instituições Educativas”, que trataram das linguagens, culturas infantis, práticas preconceituosas e discriminatórias em relação às questões étnico – raciais, de gênero e orientação sexual.

Neste percurso, o INEQ, em diferentes momentos, compartilhou saberes e fazeres com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em ações de formação significativas, por meio de convênios que objetivaram o aprimoramento e a formação de servidores públicos ativos e inativos em cursos e seminários com temas em áreas diversificadas: artes, criatividade e as diferentes expressões humanas, educação ambiental e ciências, alfabetização e letramento, literatura infantil, atuação do psicopedagogo na aprendizagem escolar e na educação especial, jogos e brincadeiras, educação matemática.

Para enfrentar o desafio que se apresenta na formação inicial e continuada, o INEQ conta com parceiros que compactuam com seus objetivos educacionais e com o seu compromisso com o público atendido, bem como atuantes em diferentes áreas educacionais : FAMOSP – Faculdade Mozarteum de São Paulo; ISEED – Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; FAET – Faculdade de Educação e Tecnologia Iracema; Faculdade Brasil. Ao mesmo tempo, investiu na construção paralela das faculdades: FAEP – Faculdade de Educação Paulistana com cursos presenciais e à distância: Artes, Pedagogia, Matemática; FACITEP – Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulistana (http://faculdadespaulistanas.edu.br) – com os cursos de Administração e Tecnologia em Logística já com turmas em andamento, e com o curso de Tecnologia em Recursos Humanos também aguardando apenas publicação no D.O.U. Recentemente, juntando-se ao grupo, a Faculdade de Tecnologia Alpha Channel (http://www.alphachannel.net.br) chega para agregar conhecimento e versatilidade aos nossos alunos na diversificação por cursos que abrangem a área tecnológica com graduação em Design Gráfico, Técnico em Computação Gráfica, além de outros.

Destacam –se abaixo: Missão, Visão e Valores do INEQ

MISSÃO
Aprimorar continuamente a formação continuada, o desempenho e os resultados das instituições e das pessoas.

VISÃO
O INEQ idealiza ser reconhecido como um instituto pioneiro, inovador e criador de valores e resultados para instituições e pessoas alinhado com as diretrizes de construção de um país próspero e promissor.

VALORES
• Ética: é o comportamento que norteia e condiciona a realização das nossas ações para melhor servir nosso público
• Caráter: é saber o que é certo, desejar fazer o que é certo e depois fazer o que é certo e que, é constituído de qualidades como integridade, honestidade, sinceridade e previsibilidade.
• Competência: é o conhecimento e a aptidão em determinado assunto e, é fruto de aprendizagens e experiências acumuladas durante a vida.
• Confiança e Credibilidade: é a forma de agir, sempre com honestidade em ouvir e compreender claramente as necessidades e desejos do público.
• Determinação: é como agimos, seja internamente ou externamente, para alcançarmos plenamente, os nossos objetivos.
• Flexibilidade: é o que permite adaptação à necessidade das pessoas para um convívio harmonioso com a diversidade.
• Excelência: é a nossa busca incansável pela melhoria da qualidade em tudo o que nos propomos a fazer.
• Paixão: é a convicção sincera pela causa que defendemos, isto é, a educação continuada, que nos motiva a continuar existindo.