Extensões
-
Artes Visuais e Música - 45h Objetivo:
Compreender as Artes Visuais e a Música como formas de expressar sentimentos, ideias, anunciar e denunciar as questões da realidade, bem como interpretar as leituras feitas por diferentes sujeitos envolvidos com produções artísticas.
Programa do curso:
- A trajetória das artes visuais e da música e o contexto histórico, cultural, social e político: entrelaçamentos;
- Leitura, contextualização e interpretação de obras de arte visual e música;
- O trabalho pedagógico com a arte visual a e música na educação básica: apreciar, contextualizar e produzir.
-
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras - 45h Objetivo:
Refletir sobre a ludicidade como dimensão humana, compreendendo a necessidade e importância da integração de jogos, brinquedos e brincadeiras nas práticas educativas.
Programa do Curso:
- Lúdico e as dimensões humanas;
- Os jogos no cotidiano humano e as repercussões nas instituições educativas;
- Brincar como atividade predominante na Educação Infantil: brinquedos, brincadeiras e aprendizagens;
- Jogos, brinquedos e brincadeiras no Ensino Fundamental: relação entre teoria e práticas.
-
Desenvolvimento Infantil: um olhar sobre os aspectos biológicos - 45h Objetivos:
- Compreender as principais características do desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida;-
- Refletir sobre a importância da higiene física, mental e do meio ambiente que a criança brinca.
- Compreender a importância da relação materna no desenvolvimento da criança.
Programa do curso:
- O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida;
- A influência da relação materno-infantil sobre a alimentação
- A importância da higiene
- Temáticas e ações sobre saúde
-
Aspectos práticos e metodológicos da Língua Portuguesa - 45h Objetivos:
- Apresentar a língua portuguesa como um conteúdo de ensino que contribui para inserção do aluno com a qualidade de vida, numa sociedade, cujos bens culturais trazem na escrita sua marca registrada;
- Ampliar a competência comunicativa, das mais variadas atividades com a língua.
Programa do Curso:
- O processo de apropriação do processo linguístico;
- Concepções de linguagem e tipos de ensino de língua
- A contribuição das ciências na linguagem
- O ensino de língua portuguesa
-
Currículo e diversidade cultural: Desafios e Possibilidades - 45h Objetivos:
Caracterizar os principais aspectos do currículo escolar inclusivo e propiciar flexibilizações e adaptações necessárias para garantir uma educação inclusiva de qualidade, tendo o estudante como base na construção do currículo.
Programa do curso:
- Currículo escolar inclusivo
- Ensino e aprendizagem na educação inclusiva
- Adaptações curriculares para estudantes com deficiência
- Adaptações curriculares para estudantes com transtornos específicos de aprendizagem
-
Tecnologia e Inovação em Educação - 45h Objetivos:
- Compreender os conceitos de tecnologia e educação;
- Conhecer os recursos tecnológicos utilizados na educação;
- Estabelecer critérios básicos para o uso das Novas Tecnologias como ferramentas de apoio à educação.
Programa do Curso:
- Conceitualização de Tecnologia e Educação;
- Correntes pedagógicas e o uso das tecnologias;
- Tipos de tecnologia pedagógicas;
- Contexto e evolução histórica do uso das tecnologias aplicadas a educação.
-
Introdução à Psicopedagogia - 100h Objetivo:
Compreender os fatores históricos, culturais, sociais e políticos que contribuíram para a constituição da Psicopedagogia, bem como as questões epistemológicas envolvidas na construção do seu objeto de estudo.
Programa do Curso:
- História da Psicopedagogia: construção de seus fundamentos teóricos e práticos;
- Psicopedagogia Clínica e Institucional;
- Organização do trabalho nas Instituições educativas: relação do psicopedagogo nas escolas;
- Organização do trabalho do psicopedagogo no atendimento individualizado e em pequenos grupos: olhar atento e ações planejadas e contextualizadas;
- Avaliação e o trabalho do Psicopedagogo.
-
Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional - 100h Objetivo:
Construir um referencial teórico – prático para o trabalho psicopedagógico institucional.
Programa do Curso:
- O papel do psicopedagogo em diferentes instituições (escolas, empresas, saúde);
- Análise, planejamento e intervenção nas instituições educativas;
- Intervenção psicopedagógica e o processo grupal;
- O psicopedagogo nas instituições educativas: interlocução com docentes, professores e funcionários;
- O trabalho com as famílias na intervenção psicopedagógica;
- O trabalho com as famílias na intervenção psicopedagógica;
- Avaliação e intervenção psicopedagógica institucional.
-
Desenvolvimento do pensamento Matemático - 100h Objetivos:
- Desenvolver a construção do pensamento infantil
- Apresentar situações-problema e materiais que estejam relacionados a vida cotidiana das crianças;
- Compreender o letramento matemático, levando em conta o papel de todas as habilidades voltadas para a quantificação, ordenação, compreensão e a leitura de gráficos e tabelas.
Programa do curso:
- Aprendizagem de conceitos matemático na infância
- Letramento matemático
- A linguagem matemática
- Desenvolvimento lógico-matemático
- Jogos e brincadeiras no ensino de matemática.
-
Ensino de Ciências : Teoria e prática - 100h Objetivos:
- Refletir sobre a prática educativa do ensino de Ciências;
- Viabilizar meios para que professor possa ter acesso a produção científica contemporânea integrada ao trabalho no espaço educacional;
Programa do curso:
- O conhecimento científico
- Estratégias para o ensino de ciências naturais
- Investigação no ensino de ciências
- Ciências: características, classificação e métodos.
-
Interação e aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem -100h Objetivo:
- Desenvolver os principais conceitos teóricos, das perspectivas do mercado educacional e de um repertório de estratégias e técnicas que prepararão o futuro profissional para atuar na modalidade de educação a distância.
Programa do curso:
- O Advento das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação a Distância.
- A Formação dos Profissionais para a Prática da Educação a Distância
- A participação dos estudantes na EAD
- Metodologias da EAD apoiada nas TIC para o efetivo Ensino/Aprendizagem
-
Concepções de Letramento em Libras - 100h Objetivos:
- Refletir sobre os aspectos da língua de sinais e sua importância histórica e cultural e propiciar o desenvolvimento de fenômenos linguísticos específicos das línguas de sinais.
Programa do curso:
- Conhecendo uma língua.
- O status de língua da Libras.
- Particularidades das línguas de sinais.
- Estimulação essencial e inclusão.
- Deficiência visual: formas de leitura.