11/11/2020

Entenda o que é o Programa de Segunda Licenciatura

O curso de Segunda Licenciatura é uma oportunidade de realizar uma nova graduação em menor tempo através do aproveitamento de disciplinas.

 

Um curso superior tem duração média de quatro anos. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ao ter um diploma de licenciatura, é possível cursar uma nova graduação em apenas 12 meses.

 

Quer saber como funciona? Vamos responder todas as dúvidas neste texto:

 

O que é a Segunda licenciatura?

 

Após a conclusão da primeira licenciatura, frequentemente surge o interesse em ter conhecimento e lecionar em outra área também, em casos assim, quando o profissional já formado em uma determinada área investe em uma nova licenciatura, ela é chamada de segunda licenciatura.

 

Quem pode fazer a Segunda licenciatura?

 

O curso é destinado aos profissionais que já possuem um diploma de licenciatura e desejam, em menor tempo, ampliar seu leque de atuação na educação.

 

Um professor formado em Matemática, por exemplo, pode realizar o curso de Segunda Licenciatura em Artes Visuais e dar aulas em mais esta área também, além da sua primeira área de formação.

 

Qual o tempo de duração?

 

O aproveitamento das disciplinas e o conhecimento já adquirido na primeira graduação permitem que o tempo para integralização desta segunda seja menor.

 

A matriz curricular é focada na área do curso escolhido e prepara o profissional para ter as habilidades necessárias para lecionar na nova disciplina.

 

O curso de Segunda licenciatura pode ser concluído em apenas 12 meses, já oportunizando a ampliação do campo de atuação do professor assim que receber seus documentos de conclusão.

 

Vantagens da Modalidade

 

Seja para mudar de área, melhorar o currículo ou para manter duas profissões, cursar uma segunda licenciatura é uma excelente opção. Além do conhecimento adquirido, é uma nova oportunidade para melhorar a posição no mercado de trabalho.

 

Várias áreas do conhecimento se complementam e permitem que o profissional adquira uma formação mais ampla, consiga novos cargos e se destaque nas suas funções.

 

Como dito anteriormente, um novo diploma de licenciatura abre um leque de oportunidades, já que o professor pode ser contratado para dar aulas na matéria da nova habilitação na escola em que já trabalha, e/ou buscar novas vagas nesta área em outras instituições.

 

Quem tem Segunda licenciatura pode fazer concurso público?

 

Ao final do curso, o profissional recebe um novo diploma que também é válido nos concursos públicos de todo o país. Então, a nova formação aumenta ainda mais as oportunidades e chances de se candidatar para as vagas e ser um servidor público.

 

A carreira pública traz muitos benefícios para o trabalhador, com ótimos salários e estabilidade. E a área da educação sempre tem uma grande quantidade de vagas nos concursos.

 

Carreira na área da Educação

 

Seguir carreira na área da Educação é uma ótima oportunidade e é muito necessário para o futuro. Os profissionais da área são responsáveis por compartilhar conhecimento e por contribuir com a formação de cidadãos.

 

O desenvolvimento do país depende muito dos profissionais da Educação, que precisam estar capacitados para trabalhar com os processos de ensino e aprendizado.

 

Qual a diferença entre Segunda licenciatura e Formação pedagógica (R2)?

 

A dúvida sobre a diferença entre os dois cursos é muito comum. Como já explicamos neste texto, a segunda licenciatura é destinada aos profissionais que já possuem uma formação em licenciatura e desejam ter um novo diploma em outra disciplina, para lecionar em mais uma área da educação.

 

Já o curso de Formação pedagógica (R2) é destinado aos profissionais que são formados em um curso de graduação bacharel ou tecnólogo e desejam se tornar professores e dar aulas.

 

Uma nutricionista, por exemplo, pode realizar o curso de Formação pedagógica em Pedagogia ou Ciências Biológicas e lecionar nesta área.

 

O curso de Formação pedagógica (R2) também pode ser concluído a partir de 8 meses.

 

Vantagens da Segunda licenciatura EaD

 

Para quem tem uma rotina agitada e não pode compromete-la ao frequentar um curso presencial todos os dias, cursar a segunda licenciatura a distância é uma ótima alternativa.

 

Nesta modalidade, o aluno tem flexibilidade, autonomia para adaptar sua rotina e estudar no lugar e no momento que preferir, em qualquer ambiente e dispositivo conectado à internet. Além de evitar a perda de tempo com deslocamento e possibilidade de pagar menos no curso com a mesma qualidade de ensino.

 

O ensino EaD cresce a cada ano no Brasil e isso se deve as vantagens e aos resultados obtidos pelos alunos no mercado de trabalho.

 

Curso de Segunda licenciatura na FAEP/INEQ

 

A Faculdade FAEP/INEQ oferece cursos de Segunda licenciatura em seis áreas: Artes Visuais, Matemática, Pedagogia, Letras – Inglês, Letras – Português e Educação Física.

 

Os cursos têm duração de apenas 12 meses e são realizados na modalidade EaD.

 

Vantagens de estudar na FAEP/INEQ

 

Os cursos a distância da FAEP/INEQ proporcional ao aluno autonomia e flexibilidade para estudar, já que pode assistir às aulas e fazer os exercícios no momento e lugar que preferir, de acordo com a sua rotina, além de:

 

– Atividades colaborativas com tutores e professores;

– Material didático digital personalizado;

– Corpo docente formado por professores mestres e doutores;

– Tutores online à disposição dos alunos;

– Plataforma Moodle rooms de aprendizagem disponível 24 horas por dia e atividades interativas individuais e em grupo;

– Instituição avaliada com nota 4 no MEC (na escala de 1 a 5);

– Acesso livre à Biblioteca Virtual com mais de 10.000 exemplares.

 

Estude na FAEP/INEQ

 

A FAEP/INEQ tem o compromisso de mostrar os melhores caminhos para um futuro de sucesso. Além dos cursos de segunda licenciatura, disponibilizamos  cursos de Pós-graduação, Graduação, Formação pedagógica (R2) e Extensão Universitária, todos também reconhecidos pelo MEC.

 

Não perca a oportunidade de adquirir conhecimento e acelerar a sua carreira.

 

Fale conosco!

 

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.