É fato que quando pensamos na educação em um contexto geral e em suas mais váriadas formas, é vísivel que o EAD não se adequa em todos os contextos. Nos primeiros anos da educação infantil, a questão de estar em um ambiente educacional de forma presencial é fundamental para o desenvolvimento global da criança. Entretanto, quando pensamos na educação de jovens e adultos, o EAD pode ser um grande aliado, já que no geral este é um público que precisa se dividir muitas vezes entre o trabalho e o estudo, permitindo uma certa flexibilidade ao aluno para que ele possa escolher o melhor horário e local para estudar.

Muitos pensam que estudar EAD é um bicho de sete cabeças, mas na prática não é bem assim. Ser aluno de um curso a distância requer organização, força de vontade e disciplina, características que cursos presenciais também exigem.

Simplificando, para perder o medo do EAD, primeiro você precisa conhece-lo. Nessa modalidade de ensino as aulas também precisam ser assistidas, as provas e trabalhos devem ser feitos dentro dos prazos, você terá professores prontos para te ajudar dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ao passar do tempo, com certeza você irá se acostumar com esse ritmo de estudos e também aprenderá a melhor forma de estudar a distância, com seus próprios métodos, horários e formas de se organizar.