Professor do Quênia vence Nobel da Educação 2019
O anúncio foi feito no domingo (24/03) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e ele recebeu o prêmio de US$ 1 milhão. O Prêmio Professor Globa – Global Teacher Prize – reconhece os professores que mais contribuíram para a sua profissão e realizam troca de ideias entre educadores mundo a fora.
Peter Tabichi dá aulas em uma escola de Ensino Médio que fica no Vale do Rift, no Quênia, onde os estudantes vivem com diversas dificuldades como fome, drogas, gravidez na adolescência para continuar estudando.
O professor foi o fundador de um grupo de formação de talentos e expandiu o Clube de Ciências. O resultado de seu empenho é que 60% dos seus estudantes foram qualificados para competições nacionais. Os alunos da escola já ganharam vários prêmios, entre eles o da Royal Society of Chemistry após aproveitar as plantas locais para gerar eletricidade.
Peter Tabichi doa 80% de seu salário para ajudar seus alunos com uniformes e material escolar na Escola Secundária Keriko Mixed Day, no vilarejo de Pwani.